Como escrever um artigo para blog

O blog pode ser utilizado para diversos fins, entretanto, são poucas as pessoas que tem especialidade para escrever um artigo para um blog, afinal, é necessário estudo e informações que muita gente nem sabe que existe.

Como escrever um artigo para blog
Portanto, nesse artigo nós iremos te mostrar como escrever um artigo para blog, mostrando um pouco do que sai do senso comum com algumas dicas úteis:

Introdução

Como em uma redação comum é de extrema importância que haja a introdução em um artigo para blog, nesse caso você deve deixar o leitor curioso e citar as palavras chaves do título na introdução.

Além disso, a introdução pode se resumir em poucas linhas, basta fazer esses dois tópicos e dar de fato uma introdução ao artigo podendo até mesmo falar um pouco sobre o que terá no artigo.

Ao decorrer do artigo…

Ao decorrer do artigo é importante que haja continuação e que seja mantida a curiosidade sobre o leitor, entretanto, sempre ressaltando as palavras-chaves que foram escolhidas pelo escritor.

Como escolher as palavras-chaves e o que são?

As palavras-chaves resumidamente são palavras ao decorrer do artigo que são mais pesquisadas naquele ramo. Portanto, palavras que tenham ligação com o título. Exemplo:

  • Título: como escrever um artigo para blog?
  • Palavras-chaves: blog, artigo, texto, título, como escrever, como escrever para blog e etc.

Para escolher as palavras-chaves e ver quais são as mais pesquisadas e mais populares basta acessar sites que fazem essa pesquisa, inclusive, há diversos que fazem isso de forma gratuita.

Portanto, nem toda palavra-chave mais pesquisada é a melhor para ser utilizada em seu artigo, isso acontece porque geralmente muitas pessoas já utilizaram determinada palavra, principalmente quando tem muita pesquisada relacionada a ela.

Nessa situação, é interessante que haja um equilíbrio entre as palavras, é importante que o redator veja palavras que estejam na média, ou seja, nem tanto pesquisa, nem pouca pesquisada.

Vale ressaltar ainda que você pode entrar na mente das pessoas que querem ler sobre determinado assunto, nesse caso, você pode ver o que você pesquisaria e colocar como palavra-chave.

Analise a concorrência

Você pode ser um gênio sobre o assunto, mas se prender apenas às suas próprias ideias é um grande erro.
Analisar o que já está funcionando é uma das melhores formas de você garantir um conteúdo épico, memorável para seu site.

Nessa parte, é de extrema importância que você veja os 10 primeiros resultados sobre a palavra-chave, escolhendo 3-5 deles para uma análise mais profunda.

Leio os artigos escolhidos e deixo um bloco de anotações ao lado com apenas 2 simples campos:

  • Pontos positivos
  • Pontos negativos

 

Utilize imagens para ilustrar, principalmente nos subtítulos

Uma imagem vale mais do que mil palavras. Sim, você já leu isso mil vezes… Mas a realidade está na sua porta. Estamos em uma era de conteúdo cada vez mais visual.

A popularidade de vídeos, infográficos e imagens chegou para ficar. Recentes estudos mostram que o Youtube recebe em torno de 1 bilhão de visitas por mês.

Redes sociais com foco em imagens, como o Instagram, Pinterest e Snapchat se tornaram parte do dia-a-dia de muitos usuários ao redor do mundo.

Revise o texto quantas vezes forem necessárias

Revise o texto quantas vezes forem necessárias

Com certeza escrever bem faz toda a diferença no seu artigo, nesse caso pode haver erros ortográficos durante um artigo, principalmente quando você escreve sem revisões momentâneas, ou seja, escrevendo e revisando.

Nesse caso, depois que terminar o artigo é importante que haja uma correção e revisão desse artigo num todo.
Com certeza escrever errado durante um artigo pode te trazer alguns problemas, bem como a irritação do seu público, além de te tirar a segurança e confiabilidade.

Leonardo Carlos

Meu nome é Leonardo Carlos, Desenvolvedor web, Designer Gráfico, Consultor em Marketing Digital certificado. Atua na área da internet desde 2006. Agora quer ajudar você a construir seu negócio de sucesso na internet.

Website: http://leonardocarlos.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.